Restaurar um banco de dados ‘AdventureWorks’ utilizando o SSMS

Quando iniciamos os estudos de um banco de dados é interessante que tenhamos uma base de teste para praticar comandos e realizar testes de nível de administração de banco. Podemos de forma rápida criar um banco de dados novo, porém dessa forma teremos uma base vazia, o que pode não ser o ideal dependendo dos testes que gostaríamos de realizar.

Mas existe alguma base pronta do SQL Server para realizarmos estes testes? A resposta é sim, e vamos ver como é simples restaurar esta base em nossa instância do SQL Server.

Para começar, você pode acessar o  no GitHub, você vai encontrar três tipos diferente de bases para download e em cada tipo terá os links para as versões 2012, 2014, 2016, 2017 e 2019. A versão sera de acordo com a atual da sua instância SQL Server, caso tenha dúvidas sobre a versão atual, você pode descobrir utilizando o comando a seguir.

SELECT@@VERSION
Image for post

Os tipos estão divididos em OLTP, Lightweight e Data Warehouse.

  • OLTP: Se você pretende trabalhar com cargas de trabalho de transações online típicas.
  • Lightweight: São como cargas OLTP, porém, em uma versão leve e mais simples.
  • Data Warehouse: Caso pretenda trabalhar com cargas de trabalho do tipo Data Warehouse.

Vou utilizar o tipo OLTP para este exemplo, mas caso queira utilizar outro a forma de restaurar o arquivo de backup é a mesma.


Restaurar pela interface gráfica do SQL Server Management Studio

No SSMS, conectado a sua instância, clique com o botão direito em Banco de Dados e seleciona a opção Restaurar Banco de Dados…

Image for post

Na tela que ira abrir, você deve indicar que a Origem é um Dispositivo, pois vamos restaurar o banco de dados a partir de um arquivo do tipo .bak. Clique em seguida em … e a tela de seleção de dispositivos de backup abrira, vá em Adicionar para que a tela do explorador do Windows abra e você possa informar onde esta localizado o arquivo de backup.

Image for post

Vá até a pasta onde esta o arquivo .bak do AdventureWorks que você baixou, selecione o mesmo e clique em Ok, na tela de seleção de dispositivos, selecione a mídia de backup que localizou e clique em Ok novamente.

Ao final você deve ter a tela com as informações do arquivo e na parte superior o status terá mudado para Pronto.

Image for post

Antes de restaurar, podemos realizar algumas alterações, como o nome do Banco de dados e localização dos arquivos de dados. Para alterar o nome, basta que em Destino seja alterado o valor no campo Banco de dados.

No menu esquerdo vamos mudar para a tela de Arquivos, para alterarmos o diretório onde ficará o arquivo e o nome do mesmo. Clique nos … após a opção de Restaurar como, na tela que abrir, você poderá escolher o caminho e o nome do arquivo.

Image for post

Você pode alterar tanto para o arquivo de dados (MDF) como para o arquivo de log (LDF). Após a alteração, os valores no campo Restaurar como estarão com o diretório e nome que você definiu.

Ainda no menu à esquerda, em Opções, você pode definir alguns parâmetros para a restauração, como WITH REPLACE, que se caso exista um banco de dados com o mesmo nome ele será substituído. Nesse exemplo não será marcada nenhuma das opções.

Após clicar em Ok, você poderá acompanhar o progresso da restauração na parte superior.

Image for post

Ao finalizar, você terá uma mensagem indicando que o banco de dados foi restaurado com sucesso.

Image for post

Restaurar utilizando script T-SQL

Você pode também restaurar o banco usando um script T-SQL. O script abaixo pode ser utilizado como exemplo para montar o script de restauração.

USE [master] 
RESTORE DATABASE [AdventureWorks2019]
FROM DISK = N'C:\Backups\AdventureWorks2019.bak'
WITH FILE = 1, STATS = 5
GO
  • A primeira linha faz a conexão ao banco master.
  • Na segunda linha, em RESTORE DATABASE, você pode alterar o nome do banco de dados alterando o valor entre colchetes.
  • Em DISK na terceira linha, entre aspas simples deve ser informado o caminho junto ao arquivo de backup, que foi baixado no GitHub.
  • Por fim, na quarta linha são passados dois parâmetros: FILE = 1, que indica que será restaurado todo o arquivo a partir do ponto 1. E STATS = 5 que é utilizado para medir o progresso do restore.

Agora o banco de dados AdventureWorks está pronto, você pode explorar as tabelas e iniciar os seus testes nele e caso ocorra algo de errado, basta remover o mesmo e restaurar novamente pelo arquivo de backup original.

Artigo publicado originalmente no Medium: 
https://medium.com/@mateusde_aviz/restaurar-um-banco-de-dados-adventureworks-utilizando-o-ssms-c4e6da89dfa6

Novas postagens no Medium.




Olá, a partir de agora estarei realizando postagens no Medium, terá um conteúdo melhor trabalhado e com postagens mais recentes, você pode conferir aqui: 

https://medium.com/@mateusde_aviz/

Primeiro post é sobre como restaurar uma base SQL Server, confira no link abaixo:

Erro na Conexão entre SQL Server e Performance Monitor Call to SQLAllocConnect failed with %1.



Ao ativar a conexão entre o Monitor de Desempenho do Windows e o SQL Server, apresenta o seguinte erro:






Nesse caso, existem algumas validações a serem feitas, primeiramente nas configurações de conexões ODBC, valide se você configurou a conexão em DSN de Sistema utilizando uma conexão do tipo Windows NT.






No SSMS, nas configurações de segurança da instância, em Logons, procure por AUTORIDADE NT\SISTEMA ou NT Authority \ SYSTEM, valide se está com permissão sysadmin e mapeado para a database desejada. 







Caso algo não esteja de acordo, aplique as alterações, reinicie a instância e tente realizar novamente a conexão pelo monitor de desempenho, a mesma deve ocorrer sem problemas.


Acompanhar um Log no Windows 10 em tempo real.



Hoje irei apresentar uma dica simples, mas que pode ajudar bastante quando se faz necessário acompanhar um log que é atualizado em formato de arquivo de texto.

No Linux, temos várias formas de acompanhar um log de texto atraves do terminal, utilizando o comando "tail -f" por exemplo, mas conseguimos fazer algo parecido no Windows?

Graças ao PowerShell, agora conseguimos, e de forma bem simples, vamos abrir o PowerShell, use a tecla de atalho "Windows + R" para abrir o executar, e em seguida digite "powershell", com o mesmo em execução e tendo em mão o caminho e o nome do arquivo de log vamos acompanhar através do comando "Get-Content" passando em seguida o caminho do arquivo e finalizando com o comando "-Wait" que sinaliza que vamos aguardar novas alterações no arquivo.

 Get-Content C:\MinhaAplicacao\Logs\arquivodelog.txt –Wait


Veja nesse exemplo, em que vou acompanhar o log de uma maquina virtual





Ao executar o comando, ele ira trazer todo o conteudo do arquivo, e ficará aguardando por novas entradas:



Quando ocorre interação com o arquivo de log, recebemos as novas entradas na tela:





Adicionando Arquivos de Dados ao FileGroup no SQL Server utilizando o Management Studio


É importante acompanhar o crescimento dos arquivos de dados do SQL Server e manter sempre um espaço disponível no FileGroup para crescimento destes arquivos, vamos ver como podemos adicionar mais arquivos de dados para um FileGroup no SQL Server, utilizando o Management Studio.

No Management Studio, selecione o banco de dados desejado e vá em propriedades.




Na tela que ira abrir, em "Arquivos" você terá os detalhes dos arquivos de dados, incluindo a qual FileGroup o mesmo faz parte, assim como as configurações de tamanho automático e tamanho máximo do arquivo. Neste caso o arquivo de dados é limitado a 1.000MB e o de log a 500MB




Clicando no botão Adicionar podemos adicionar um novo arquivo de dados, vamor seguir o padrão, nomeando como Northwind_2, o tipo de arquivo será de Dados de Linhas, e fará parte do FileGroup PRIMARY, tamanho inicial será 8MB e o aumento automático em 64mb, limitado ao tamanho máximo de 1000MB, o caminho será o mesmo do outro arquivo e o nome northwnd2.mdf.




Após, basta clicar em "OK" que o nomo arquivo será criado, você pode confirmar que o arquivo agora consta no caminho informado:





Lembrando que você pode também setar um arquivo de dados para ter o crescimento ilimitado.


Recentes

O Blog

Bem vindo ao blog AvizDBA

Criei o blog com intuito de ajudar a todos, compartilhando minha experiência, casos do dia a dia e algumas dicas.

Espero que aproveite os posts e fique a vontade para deixar um comentário caso tenha algum dúvida ou sugestão.

Certificações